quinta-feira

MOSTRA - ESPAÇO CULTURAL CITI

Mostra com 33 gravuras e a primeira exposição da edição das matrizes
em metal feitas pelo artista em 65 anos de trabalho

De 5 de dezembro a 3 de fevereiro de 2012 no Espaço Cultural Citi

Um dos mais importantes nomes da gravura e do desenho no Brasil, Marcello Grassmann (nascido em São Simão, interior de São Paulo, em 1925), é o criador de uma obra extraordinária, reconhecida internacionalmente, enaltecido como artista de singular capacidade de expressão e absolutamente “fiel às suas convicções artísticas”, como a ele se referiu a também imensa Renina Katz.

Matéria dos Sonhos é o título da exposição com 33 gravuras de Marcello Grassmann que o Espaço Cultural Citi apresenta a partir de 5 de dezembro, com curadoria do crítico Jacob Klintowitz. Além das gravuras, a mostra revelará pela primeira vez ao público a edição integral das matrizes em metal feitas pelo artista em 65 anos de trabalho. Para Klintowitz, “trata-se de uma edição histórica das matrizes em metal disponíveis e utilizáveis até 2011, somando 217 obras de arte. Um levantamento desse porte é uma raridade mundial”.

O Espaço Cultural Citi terá a primazia de expor essa edição histórica, que teve sua realização possível graças à dedicação de Roberto, o irmão impressor na preservação das matrizes ao longo do tempo e da ousadia e perseverança de Pedro Hiller, amigo do artista. O desejo de Marcello Grassmann é que os novos artistas vejam nessa realização um exemplo no cuidado com a preservação de suas próprias produções.

O Espaço Cultural Citi é a galeria pública visitada mensalmente por cerca de 50 mil pessoas que trafegam pela Avenida Paulista e região. O espaço mantém desde 2005 a sua vocação de mostrar obras de arte no centro vital de São Paulo. Passaram por ali as obras de nomes consagrados, como Rubens Gerchman, Luiz Paulo Baravelli, Gregório Gruber, Romero Britto, Newton Mesquita, Odetto Guersoni, Ivald Granato, Takashi Fukushima, Caciporé Torres, Sérgio Lucena, Antonio Peticov, Maurício de Sousa, Claudio Tozzi, Marcello Nitsche, Odilla Mestriner, Aldemir Martins e Shoko Suzuki, além de jovens que se firmam como Luciana Maas, Maurício Parra, Carola Trimano e Manu Maltez.

O Espaço Cultural Citi (Av. Paulista, 1111, térreo, fone 11.4009.3000) fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas. Acesso a pessoas com deficiência física pela Alameda Santos, 1146. A entrada é gratuita.

Mais informações sobre o CitiBrasil em www.citi.com.br / flickr.com/CitiBrasil / Twitter @CitiBrasil e no Foursquare

Assessoria de Imprensa da Exposição
Manoel Carlos Jr.
Luiza Goulart
Telefax: (11) 3667.9826 - 3661.2445 - 3663.1568
e-mail: manecojr@uol.com.br

Assessoria de Imprensa do Citi
Leonardo Guerra - (11) 4009.7232
e-mail: leonardo.guerra@citi.com

2 comentários:

  1. Grassmann... excelente a oportunidade de sempre ver a sua obra, bem viva, por gerações de desenhistas.
    Um abraço!
    Ulysses.

    ResponderExcluir
  2. estive hoje no Citi conferido a obra do grande mestre,é uma obra mágnifica! barabéns grande mestre!!!

    Att,Marcos de Oliveira
    artista plástico

    ResponderExcluir